domingo, 26 de dezembro de 2010

Um amigo Vale Ouro


Havia um garoto que tinha um temperamento muito ruim. O pai do garoto lhe deu um saquinho cheio de pregos e lhe disse: Toda vez que perder a paciência, você deverá pregar um prego atrás da cerca.

No primeiro dia o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas, conforme ele ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca...

Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência nenhuma vez.

Ele chegou e disse aquilo a seu pai. Este sugeriu que ele retirasse um prego por cada dia que ele conseguisse controlar seu temperamento.

Finalmente, chegou o dia em que o garoto havia retirado todos os pregos da cerca.

Então seu pai segurou sua mão e levou-o até a cerca e disse:

Você foi muito bom, meu filho, mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma. Quando você diz coisas com raiva, estas coisas deixam cicatrizes, exatamente como estas. É como você enfiar a faca em um homem e retirá-la. Mesmo que você peça desculpas, o buraco estará lá, do mesmo jeito.

Um ferimento verbal é tão ruim quanto um físico.
Amigos são jóias muito preciosas. Eles fazem você sorrir e lhe dão apoio para que você tenha sucesso. Eles lhe prestam ouvido, eles lhe elogiam e tem o coração sempre aberto para você.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SER COORDENADOR NA PJ

O grupo de jovem da PJ é sempre coordenado por um jovem ou equipe de jovens. Faz parte do processo de amadurecimento e formação na ação o assumir papéis e compromisso no grupo.

Mas o que é coordenar? É ordenar! Mas não no sentido ordinário de dar ordens. No sentido de ordenar junto, ou seja, por ordem nas atividades do grupo de maneira participativa. É ajudar o grupo a atingir suas metas.

Nesse horizonte, um bom coordenador é aquele que sabe dar corda, motivação para que o grupo aprofunde seu processo e se adiante em seu caminho seu perder a direção. Mais ainda: é aquele que sempre lembra que o grupo é de todos, que todos são líderes.

Para colaborar mais em nossas aventuras formativas, percebi a necessidade de encaminhar alguns princípios orientadores para os coordenadores jovens. Isso serve não somente para coordenar um grupo, mas também a vida.

1) Coordenar as ações para que o grupo gaste o máximo de energia com o mínimo de desperdício;

2) Acreditar que o grupo é de todos. Todos são líderes.

3) Saber o que fazer, mas respeitar os passos do grupo;

4) Saber ser ausência. Mesmo não estando presente as coisas acontecem;

5) Não se entender como sabe tudo, mas ter disposição para buscar;

6) Rezar para o grupo e com o grupo;

7) Acreditar nos membros do grupo e em seu potencial;

8) Ter boa articulação e contatos: com o Padre, outros coordenadores e assessores;

9) Cuidar de si. Não viver somente para o grupo;

10) Ter nos momentos grupais investimento fundamental da formação dos jovens.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vem ai o DNJ 2010

Confira a seguir a programação completa do Dia Nacional da Juventude 2010

PROGRAMAÇÃO


7h00 - Concentração

8h00 - Missa

9h30 - Caminhada

10h30 - Chegada no local e acolhida

11h00 – Apresentação sobre o Tema e Lema DNJ 2010

11h30 – Almoço / Abertura das oficinas

12h30 - Teatro

13h00 – Banda 4 Cantos

13h45 – Intervalo

14h00 – Banda The Reason (Americana)

15h00 – Banda Claves de Chanel (Piracicaba)

16h00 – Cristoteca

17h00 – Encerramento



OFICINAS:

 Dança

 Desenho

 Musica

 Grafite

 Hip-hop

 Teatro

 Saúde

 Espiritualidade

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jovens Unidos em Cristo - JUC

Grupo de Jovens, JUC (Jovens Unidos em Cristo) capela Nossa Senhora Aparecida, fundado em 01 de Maio de 2010, Contando com a participação de aproximadamente 20 membros.

Um pouco sobre a PJ

A história da PJ começa em 1973,ou até antes com a Ação Católica Especializada: JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica). No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois os sínodos de Medellin e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens.

Obs: A Pastoral da Juventude em si começa em 1973, mais ja desde 1950 existiam movimentos como a JUC (Juventude Universitária Católica) na qual seguia a mesma ideologia da hoje Pastoral da Juventude.

Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude para a construção de uma proposta mais orgânica. Assim, a PJ inicia definindo como missão: Somos jovens, cristãos, católicos, organizados como ação da Igreja evangelizando outros Jovens, para que, capacitados, atuemos na própria Igreja e nos movimentos sociais visando a transformação da sociedade em todo o Brasil.\

ORGANIZAÇÃO

As dioceses passaram então a organizar a evangelização dos jovens em pequenos grupos (entre 12 a 25 jovens) e/ou reconhecer os já existentes. Para melhor acompanhar a organização e formação dos jovens, iniciou-se a articulação de encontros nacionais com o propósito de melhorar a comunicação e proporcionar o intercâmbio e a sistematização de experiências.

Esses encontros, que depois se tornaram assembléias, foram momentos ricos de reflexão sobre o acompanhamento dos jovens para a vida em grupo. A partir dessas experiências, surgem os Seminários para Assessores, que serviram como laboratório e espaços de reflexões importantes como: o Processo de Formação na Fé, a Metodologia de Trabalho com Jovens, as Políticas Públicas de Juventude, o Planejamento da Ação Pastoral, a Missão, e tantas outras discussões.

ATUALMENTE

Nesta caminhada de 22 anos, a organização da PJ esteve sempre atenta aos gritos e necessidades das diferentes realidades juvenis e à sua forma de se organizar.

Assim, valorizou e incluiu novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico:

PJ Rural, PJ Estudantil e PJ do Meio Popular. Essa realidade lhe exigiu uma nova forma de se articular e se organizar, levando-a a reorganizar sua metodologia para chegar aos adolescentes e jovens. A PJ está organizada em todas as regiões e estados do Brasil, com cerca de trinta mil grupos de jovens. Sua organização é por regional, conforme a da CNBB, composta por 17 regionais.

Cada regional tem sua organização própria com sua Coordenação Regional e Comissão de Assessores. Muitos regionais têm sua secretaria e equipe executiva. CNPJ A Comissão Nacional da Pastoral da Juventude (CNPJ) - é composta por um representante de cada regional. Esta comissão tem o papel de ser articuladora, animadora e elo de ligação da PJ e regionais. É ela que pensa o projeto financeiro e encaminha as decisões da reunião ampliada, dos encontros nacionais e da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB). Também delibera sobre questões gerais de comunicação e encontros.